segunda-feira, 21 de março de 2011

Obama visita favela, Cristo Redentor e se despede do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pousou na pista do Aeoroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, às 20h18 de sábado após passar o dia reunido com a presidente Dilma Rousseff (PT) e empresários em Brasília. Recebido pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes, e pelo governador do Estado, Sérgio Cabral, Obama quebrou o protocolo ao ir a pé ao helicóptero Marine 1 que o conduziria ao hotel e tirar uma foto com o filho de Paes. No Rio, o presidente dos EUA visitou uma favela, discursou no Theatro Municipal e foi ao Cristo Redentor.
Obama, sua mulher, Michelle, e as filhas Malia e Sasha ficaram hospedados em um hotel em Copacabana, zona sul do Rio. No domingo pela manhã, eles conheceram a favela Cidade de Deus durante 30 minutos. Obama conheceu a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) implantada no local, brincou com as crianças, visitou a exposição do artista Daniel Martinelli, que pintou quadros do Rio, e assistiu a uma apresentação de capoeira, maracatu e funk.
A favela Cidade de Deus, que há dois anos era dominada pelo tráfico de drogas, entrou no circuito de turismo exótico do Rio após a ilustre visita de Obama. "É uma alegria, porque a comunidade vai estar nos jornais por outro motivo que não a violência, a criminalidade", disse José Neves, presidente da Associação de Moradores União Comunitária.
Theatro Municipal vive momento histórico
"Alô! Maravilhoso! Boa tarde, povo brasileiro!" Assim, em português, Barack Obama, abriu seu discurso ao povo brasileiro, representado por 2,2 mil convidados que lotaram o Theatro Municipal do Rio. Obama fez questão de ressaltar a vocação democrática do País.
"Hoje, o Brasil é uma democracia plena, onde uma criança do interior de Pernambuco pode prosperar e se tornar líder da nação", disse, numa referência direta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também lembrou que o Brasil passou por períodos de ditadura. "E uma mulher foi presa e torturada pelas autoridades de seu próprio país. Mas a democracia foi reestabelecida e hoje ela é a presidente desta nação", disse, dessa vez se referindo à Dilma e a sua participação na Passeata dos Cem Mil, em 1968, na Cinelândia.
Obama falou que, quando criança, assistia com sua mãe um filme que se passava no Brasil, com cenas nas "favelas" cariocas e, "se não me engano, neste teatro". Explicando que sua mãe já morreu, disse: "Ela nunca imaginaria que minha primeira viagem ao Brasil seria como presidente dos EUA. E nunca imaginei que este País seria muito mais lindo do que nos filmes." O presidente citou então o cantor e compositor Jorge Ben Jor: "País tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza."
Ele falou de seu encontro com a presidente Dilma Rousseff, no sábado, em Brasília, mas disse que hoje queria se dirigir diretamente ao povo brasileiro. "Sobre como podemos estreitar nossa amizade, a diferença que podemos fazer no mundo juntos. Nossos caminhos começaram de formas semelhantes, nossas terras são ricas, temos uma origem indígena, a América foi descoberta e desenvolvida por pioneiros, nos tornamos colônias, mas conquistamos nossas independências, e, após longa batalha, nos libertamos da escravidão", falou. Obama lembrou ainda que os EUA foram o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil e a ter embaixada no País.
Antes de se despedir, uma visita ao Cristo Redentor
Barack Obama, sua mulher e as filhas Malia e Sasha visitaram, na noite de domingo, a estátua do Cristo Redentor, no Morro do Corcovado, um dos monumentos mais conhecidos do Rio. Eles chegaram ao local às 21h15. A família Obama ficou observando a estátua em silêncio por alguns minutos e depois foi à mureta para apreciar a vista da cidade.
Eles leram uma placa que localiza os principais pontos turísticos do Rio e, em seguida, deram uma volta na estátua. O cenário do Cristo Redentor iluminado na cor roxa foi ainda realçado por uma neblina e pela lua cheia. A visita foi acompanhada por cerca de 40 jornalistas brasileiros e estrangeiros.
Este foi o último compromisso oficial de Obama no Brasil. Na segunda-feira, o presidente norte-americano segue para o Chile, dando continuidade à viagem pela América Latina.


 fonte: terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário