terça-feira, 22 de março de 2011

SE: Déda recebe visita do ministro da Integração

“Uma produtiva reunião de trabalho”. Assim destacou o governador Marcelo Déda nesta segunda-feira, 21, ao receber o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, no Palácio de Veraneio, com o objetivo de mostrar as reivindicações do Estado e agilizar os convênios e projetos que já se encontram tramitando no Ministério desde o governo passado, além de intensificar a colaboração do Ministério com as secretarias estaduais conveniadas.
Na oportunidade, o governador externou ao ministro que o projeto central do Governo do Estado é incluir no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como prioridade do Governo Federal, a construção do Canal de Xingó, obra de aproximadamente 100 quilômetros e orçada em R$ 800 milhões. Uma vez construído, o Canal trará água para uso múltiplo no Semiárido, viabilizando a regularização da oferta de água tratada para consumo humano na região do Agreste, além de programas estruturantes como o perímetro irrigado Manoel Dionísio Cruz e a conclusão da obra da adutora do São Francisco.
“Nós mostramos que esse projeto é uma intervenção indispensável para o Estado. Se a presidenta Dilma Rousseff manifestou que dentro do Nordeste a sua prioridade é o Semiárido, a nossa é transformar o Canal de Xingó num investimento estruturante para o fornecimento de água tratada, já que todas as fontes e mananciais do Agreste Central sergipano já foram utilizados. Precisamos integrar os sistemas do Agreste ao São Francisco, e o Canal seria um elemento para isso. Seria a possibilidade de uma oferta sustentável de água para dessedentação de animais, permitindo ao sertanejo a convivência com a seca, e que lhe proteja das situações de calamidade”, explicou Marcelo Déda.
O governador fez questão de elogiar a iniciativa do ministro de vir até o Estado saber e conhecer de perto as demandas, fato raro em ocasiões passadas. “Anteriormente, os governadores iam até Brasília, tinham que ir aos ministérios. O ministro deu uma grande demonstração nesse sentido”, revelou.
Irrigação
Foram discutidas também as prioridades do Governo do Estado junto à atuação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Denocs) e da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) do Estado. Na ocasião, o superintendente da Codevasf, Paulo Viana, e o coordenador do Denocs, Fernando Barreto, ressaltaram que é indispensável a realização de investimentos na recuperação dos perímetros irrigados, como os de Propriá, Pindoba e Betume para a recuperação econômica do Baixo São Francisco, contribuindo também para a recuperação da rizicultura daquela região.
Segundo declarações do governador, o encontro estabeleceu um diálogo de boa qualidade, principalmente no que concerne às áreas de perímetros irrigados. “Apresentamos propostas de parcerias, além de pleitos da ordem de R$ 150 milhões. A perspectiva é que essas demandas sejam analisadas pelo ministro, para que a gente avance nessa parceria e na captação desses recursos”, frisou.
Enchentes e desastres naturais
Ao transcorrer do encontro, o chefe do executivo estadual evidenciou os projetos vinculados à prevenção de enchentes e desastres naturais, como os de Laranjeiras e Maruim. O prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, esteve presente e aproveitou a oportunidade para expor as demandas concernentes a enchentes na capital.
Importância
O ministro Fernando Coelho enfatizou a relevância da reunião e as prioridades do Governo do Estado sobre as obras e ações previstas no PAC 2, pertinentes às áreas de Infraestrutura Hídrica e Irrigação.
“Conversamos muito sobre o Canal de Xingó, sobre novas áreas a serem irrigadas, sobre as obras que estão em curso, como a adutora do Alto Sertão. O governador fez solicitações em acréscimos de intervenções no sentido de ampliar a oferta de água. Saímos daqui com as informações que recebemos sobre a necessidade de ser aberta a discussão para uma intervenção ainda mais importante no que diz respeito a um grande canal que é hoje denominado Canal de Xingó, e que poderá viabilizar o acesso à água para mais de 37 assentamentos rurais, como também segurança hídrica para o estado. É um novo projeto, é um sonho antigo do povo sergipano”, disse o ministro.
Presenças
Também participaram da reunião a primeira-dama do Estado e secretária da Inclusão Social, Eliane Aquino, o vice-governador, Jackson Barreto, os secretários de Estado da Casa Civil, Jorge Alberto, do Meio Ambiente, Genival Nunes, da Infraestrutura, Valmor Barbosa, da Agricultura, Zezinho Sobral, do Planejamento, Oliveira Junior, o diretor do Pronese, Carlos Hermínio, o deputado federal, Valadares Filho, o coordenador do Denocs, Fernando Barreto, da Codevasf, Paulo Viana, da Deso, Max Montalvão, da Cohidro, Vander Costa, além do futuro secretário Nacional de Irrigação, Ramon Rodrigues, e do secretário Nacional de Infraestrutura Hídrica, Augusto Wagner.
fonte: emsergipe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário