segunda-feira, 14 de março de 2011

SE: Deputados sergipanos podem ter férias reduzidas

Os deputados estaduais de Sergipe podem trabalhar mais. É o que prever um projeto de Lei que quer adequar o calendário da Assembleia Legislativa (Alese) com a Câmara Federal, com isso, os deputados trabalhariam mais dias. Para isso, é necessário alterar os parágrafos primeiro e quarto do artigo 51 da Constituição Estadual.
“Não tenho dúvida de que esta proposta será aprovada por unanimidade. Se temos a equiparação salarial de acordo com os deputados federais, por que não equipar também o horário de trabalho”, questionou Venâncio Fonseca, líder da oposição na Alese.
A intenção em reduzir o recesso do Legislativo Estadual tem como base uma alteração já efetuada no Congresso Nacional em 2006, que determinou que os parlamentares federais passassem a se reunir de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro de cada ano. Assim, houve um corte do período de férias de cerca de 90 dias para um pouco mais de 50 dias, e um saldo positivo no desempenho do Congresso Nacional, com maior discussão dos problemas e soluções, além do aumento do volume de votação de matérias de interesse da Nação.
O deputado estadual Venâncio Fonseca explicou que esta Proposta de Emenda Constitucional prevê que os deputados estaduais tomem posse no dia primeiro de fevereiro, no dia seguinte, dia 2 o governador visite a Casa para fazer a leitura da mensagem governamental e, a partir de então, os trabalhos continuem normalmente, até as férias de julho, que seriam reduzidas para 15 dias, ao invés de um mês.
De volta em agosto, os trabalhos seriam encerrados no dia 22 de dezembro. “Isto vai aumenta os dias de trabalho dos parlamentares, que vão ter mais tempo para discutir e debater os projetos no Poder Legislativo, beneficiando a Casa e os sergipanos”, concluiu o líder da oposição na Assembleia Legislativa.

fonte: emsergipe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário