terça-feira, 1 de março de 2011

CLIMA: Frente fria aumenta instabilidade em todo o Sudeste

O avanço de uma frente fria entre SP e o RJ aumenta a instabilidade em todo o Sudeste e eleva o risco de chuvas fortes principalmente sobre o Rio de Janeiro, no centro-sul capixaba e no centro-sul e na zona da mata de Minas Gerais, segundo a Climatempo. O tempo abafado e o avanço desta frente fria pelo Sudeste organizam nuvens carregadas pelo interior do País que crescem sobre a região Centro-Oeste. Uma massa de ar seco avança pela região Sul e deixa o tempo aberto no RS e em SC. Outra massa de ar seco atua no leste da BA. A Zona de Convergência Intertropical atua no norte do Nordeste resultando em chuva persistente nestas áreas. Confira a previsão para sua região:
Região Sudeste
A instabilidade persiste sobre o Sudeste. O céu fica nublado e chove o dia todo, no litoral, na Grande São Paulo e no Vale do Paraíba paulista, em todo o Rio de Janeiro, no centro-sul do Espírito Santo, inclusive em Vitória e no sul, na Grande Belo Horizonte, no Vale do Rio Doce e na zona da mata de Minas Gerais. Alerta-se para chuva forte e bastante volumosa na região serrana fluminense e na zona da mata mineira. Nas demais áreas da região, o sol aparece, mas o céu fica sempre com muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia.
Região Sul
O sol aparece, mas a umidade marítima trazida pelos ventos favorece a formação de muitas nuvens no leste dos Estados da região Sul, inclusive nas capitais, mas não há previsão de chuva. A temperatura fica amena nessas áreas. No norte e no noroeste do Paraná, sol entre muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte nessas áreas. Nas demais áreas do Sul, sol forte, temperatura agradável à tarde e sem previsão de chuva.
Região Norte
As áreas de instabilidade persistem sobre a maior parte da região Norte. Em Roraima e no noroeste do Pará, o sol ainda predomina e faz calor, mas a nebulosidade aumenta com o tempo abafado e há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde. No sul de Rondônia, tempo nublado e chuvoso com risco de temporais a qualquer hora do dia. Nas demais áreas, o sol aparece sempre entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia.
Região Nordeste
O céu fica nublado e chove o dia todo no norte do Maranhão e do Piauí. Nessas áreas, há risco de chuva forte e volumosa. Nas demais áreas desses Estados, no Ceará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba e no extremo oeste da Bahia, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia. Já em Sergipe, no Sertão de Alagoas e no nordeste, no Recôncavo e no litoral norte da Bahia, inclusive em Salvador, o sol brilha forte e não chove. Nas demais áreas do Nordeste, o sol predomina e faz calor, mas as nuvens aumentam com o tempo abafado e provocam pancadas rápidas de chuva no decorrer do dia.
Região Centro-Oeste
O tempo fica fechado com chuva o dia todo no centro-norte de Mato Grosso do Sul, inclusive em Campo Grande e no sul e oeste de Mato Grosso, inclusive em Cuiabá. As demais áreas do Centro-Oeste têm alguns períodos de sol, sempre entre muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora. Há risco de chuva forte em toda a região.


fonte: terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário