segunda-feira, 21 de março de 2011

SERGIPE: Aracaju já conta com autoescola para deficientes

O Estado de Sergipe era o único do Nordeste que não tinha carro adaptado para pessoas com necessidades especiais aprender a dirigir e a tirar Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Tinha. Desde dezembro de 2010, uma das autoescolas da capital utiliza um veículo só para os deficientes.
O veículo, um Meriva, conta com câmbio automático, volante com pomo giratório, comando para aceleração e frenagem (quando puxa, acelera e quando empurra, freia), pedal auxiliar para acelerar, para quem tem dificuldades com a perna direita.
"O veículo custou cerca de R$ 50 mil, já investimos mais R$ 10 mil com adaptações. Com esse valor dar para comprar três carros normais para atender uns 30 clientes. Mas era uma vergonha para Aracaju ser a única capital do Nordeste sem esse serviço", conta o empresário Edmilson Santos Mendonça.
O empresário conta que desde 2004 pensava criar o serviço para as pessoas com necessidades especiais. Só em 2010, com a Lei Municipal 3.702/2009, foi que ele resolveu tirar o projeto do papel. "As outras autoescolas afirmaram ao Ministério Público que não tinham condições financeiras e realmente é complicado, para resolver o problema, assumir o compromisso e não estou arrependido.
Edmilson afirma que no início as pessoas não deram muito crédito ao empreendimento dele. "Quando comprei o carro as pessoas ficavam mim perguntando se eu teria coragem de colocar um veículo desse porte para aprendiz, ainda mais aprendiz com necessidades especiais. Confesso que nos primeiros dias dei umas voltas, mas hoje ele é só da autoescola".


fonte: emsergipe.com

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário