quinta-feira, 7 de abril de 2011

CLIMA: Dia será de sol na maior parte do Sul e Sudeste do País

Uma frente fria está se afastando lentamente pelo mar, entre o litoral do Sudeste e do Nordeste, mas ainda espalha muitas nuvens carregadas sobre o Espírito Santo, o norte de Minas Gerais e o sul e sudoeste da Bahia, segundo a Climatempo. As áreas de instabilidade tropical associadas ao ar quente e úmido aparecem em Goiás, em Mato Grosso, no Tocantins, no Acre, em Rondônia e no Amazonas. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) forma nuvens carregadas de chuva também no norte do Maranhão e do Pará e no Amapá. Por outro lado a presença de uma grande massa de ar seco, de origem polar, impede a formação de nebulosidade em todo o Sul, em Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro e no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro. A ausência de nebulosidade durante a madrugada estimula o rápido resfriamento e há condições para a formação de névoa e nevoeiro. Confira a previsão para sua região:
Região Sudeste
O tempo segue chuvoso na região de Januária e nos Vales do Mucuri e do Jequitinhonha, no norte e no nordeste de Minas Gerais e na região de São Mateus, no norte capixaba. No Vale do Rio Doce, em Minas e nas demais áreas do Espírito Santo, inclusive na Grande Vitória, sol forte, aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas do Sudeste, uma massa de ar frio e mais seco predomina, o dia fica ensolarado e não há expectativa de chuva.
Região Sul
O ar mais seco ainda predomina e deixa o céu com pouca nebulosidade em todo o Sul do Brasil. O dia amanhece com temperatura amena, mas o sol brilha forte, faz um pouco de calor à tarde e não há condições de chuva para a região.
Região Norte
O sol brilha forte e não chove no norte de Roraima, inclusive na região da capital Boa Vista. Nas demais áreas do Norte do Brasil, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte, principalmente no sul do Amazonas e no leste do Amapá.
Região Nordeste
O sol brilha forte e não chove na região de Paulo Afonso, na Bahia, no Sertão de Alagoas e de Sergipe e no Agreste e em todo o Sertão de Pernambuco e da Paraíba. No extremo sul da Bahia, uma frente fria ainda deixa o tempo fechado com chuva o dia todo. Na região de Ihéus, no Planalto da Conquista, no sudoeste e no oeste da Bahia e na maior parte do Maranhão, sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas do Nordeste, sol forte, aumento de nuvens e rápidas pancadas de chuva.
Região Centro-Oeste
O sol brilha forte e o tempo fica seco em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás e de Mato Grosso. A temperatura fica amena ao amanhecer nessas áreas, mas com o predomínio do sol, faz calor à tarde. Nas demais áreas do Centro-Oeste, o sol ainda aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia.


fonte: terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário