quinta-feira, 7 de abril de 2011

Estudo: brasileiro é o povo mais desconfiado da América Latina

Um levantamento realizado em 18 países de América Latina apontou que o Brasil é o que tem o povo mais desconfiado da região. A informação foi divulgada nesta quarta-feira em Lima, no Peru, pela diretora do estudo, chamado Latinobarômetro, Marta Lagos. Segundo a pesquisa, a média de confiança interpessoal na América Latina em 2010 foi de 20%, e a população brasileira aparece com um índice de 10%.
Em seguida aparecem Peru e Paraguai, com 14%, enquanto os países com maior confiança interpessoal são República Dominicana (31%), Uruguai (30%), México (26%), El Salvador (26%) e Argentina (24%).
Ao se referir às instituições, o Latinobarômetro estabelece que a média de confiança em toda a América Latina no governo e nas Forças Armadas são as mais altas, com 45%, enquanto as menos credíveis são os partidos políticos (23%) e o Poder Judiciário (32%).
Ao se referir à imagem de progresso do país e à satisfação com a vida, o Latinobarômetro assinala que a América Latina alcança 39% na média regional, sendo que o povo brasileiro aparece como o mais satisfeito, 68%; seguido do Panamá, com 67%; sendo Honduras o último colocado, com 10%. No entanto, Marta opina que o índice não tem relação com o progresso de cada país. "Não temos uma correlação entre a satisfação de vida e o progresso; isto quer dizer que a felicidade não depende do progresso. Essa é minha interpretação", disse a especialista.
O Latinobarômetro também assinalou que a satisfação com a economia chega a 30% na América Latina, enquanto o apoio à democracia é de 61%. 


fonte: terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário