quarta-feira, 6 de abril de 2011

ILHÉUS/BA: Tupinambás são presos ao cobrar pedágio ilegal

Ilhéus - Dois índios tupinambás foram presos pela Polícia Federal (PF), em flagrante, no final da manhã desta terça-feira, 5, por cobrarem pedágio ilegalmente na estrada de acesso aos areais Aliança e Bela Vista, na altura do Km-22 da rodovia Ilhéus-Una, sul do Estado.
Os índios ocupam a Fazenda Sirihyba, que dá acesso aos areais, desde fevereiro do ano passado, conforme denúncia de empresários. Nesta terça, a PF armou o flagrante. Caminhoneiros e policiais disfarçados tentaram ultrapassar a porteira instalada no local quando receberam a cobrança.
O índio Nerivaldo Nascimento da Silva, reagiu à ação policial avançando sobre os agentes armado com um facão e foi ferido com um tiro na perna. Ele foi levado ao Hospital Geral Luís Viana Filho e, em seguida, conduzido para a sede da PF em Ilhéus para prestar depoimento.
A polícia também prendeu em flagrante o índio Estanislau Luiz Cunha. Um terceiro indígena, conhecido como Binho, fugiu do flagrante. Eles esperavam para serem ouvidos até o final da tarde desta terça.
Estanislau confessou, à reportagem de A TARDE, que está na fazenda há sete meses, e que sempre fez a cobrança. “Quando cheguei, as pessoas pagavam para passar e pensei que fosse legal”, disse ele.
Denúncia - A proprietária do Areal Aliança, Linda Souza Cerqueira, disse que a extração de areia no local é autorizada há um ano. Desde então, empresários pagam mil reais por mês aos índios.
Ela deu um carro, no valor de R$ 25 mil como forma de pagamento. O veículo foi apreendido há cinco meses, no início das investigações.
Na época, a Polícia Federal indiciou o líder do grupo, cacique Gildo, por extorsão, mas a cobrança foi mantida. 


fonte: a tarde online

Nenhum comentário:

Postar um comentário